É com imensa felicidade que escrevo sobre o total êxito das atividades desta semana. Participei da V EXPOPIBID no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. Esse evento foi de extrema importância para o subprojeto PIBID Geografia, pois a EXPOPIBID trata-se de uma exposição de todos os trabalhos produzidos através das ações dos bolsistas na escola, e, assim, apresentar para a comunidade acadêmica e a população soteropolitana, o resultado prático do trabalho dos bolsistas nas escolas.
De fato, o resultado da edição 2019.1 correspondeu as expectativas depositadas por todos os envolvidos no projeto, pois os supervisores, juntos com os seus bolsistas, trouxeram impressionantes trabalhos que demonstraram a força do PIBID na rede público estatal de Salvador. Este semestre ficou evidente que o componente Geografia nas escolas contempladas pelo programa, tropuxe transformações na dinâmica das instituições e colaborou para o fortalecimento do sentimento de valorização e pertencimento dos estudantes das respectivas localidades escolares.
Assim, a escola Ivone Vieira Lima, teve a oportunidade não só de repetir os resultados apresentados na EXPOPIBID na escola como também trazer para a comunidade UFBA a culminância prática do resultado das ações "Estudo do Meio" e "Práticas Cartográficas" de forma a apresentar o alcance e o conjunto ilimitado de possibilidades que a Geografia pode fazer através das ações dos bolsistas na escola. Os trabalhos dos bolsista Ivone apresentaram as produções feitas pelos estudantes, focando a diversidade de fenômenos ali encontrados.
Foram cartazes produzidos pelos estudantes, no qual os mesmos apresentam a valorização da cultura do subúrbio ferroviário e o reconhecimento da sua comunidade, além de produções realizadas através da cartografia social que lhes possibilitou representar as suas espacialidades de forma participativa, o trabalho do bolsista focou principalmente nas ações ligadas à cartografia, que produziu com os etsudantes uma infinidade de cartogramas com os mais variados temas.
O resultados da produção desses mapas foi compilada em um cartograma elaborado pelo bolsista, que reunia todas as informações de localização fornecidas pelos estudantes através dos trabalhos realizados na instituição. E por fim, foi extremamente gratificante levar para a Universidade federal da Bahia todo o resultado do esforço realizado durante esses meses de trabalho duro e organizado em busca de um ideal comum; fazer o melhor para a escola e para a universidade, além de fortalecer as habilidades e competências do graduando enquanto futuro docente.
E é claro, gostaria de dizer que sem o trabalho da coordenadora PIBID Geografia da Universidade Federal da Bahia Noeli Pertile, a supervisora PIBID Ivone Vieira Lima: Calíncola Silva e os meus colegas bolsistas Ana Elis e João Silva esse trabalho de cartografia não teria ido tão longe e com tantos detalhes, o PIBID é uma construção coletiva, de pessoas que compreendem a responsabilidade e o dever que possuem enquanto bolsistas CAPES, e é por isso que também gostaria de agradecer aos mesmos que me ajudaram a culminar nessa tarefa.
![]() |
Cartograma resultado das ações PIBID 2019.1 "Estudo do Meio" e "Práticas cartográficas" na escola Ivone Vieira Lima.
|







Nenhum comentário:
Postar um comentário