Essa foi uma semana bastante produtiva para o sub
projeto Pibid Geografia da Universidade Federal da Bahia, tanto na escola como
na Universidade. Na escola Ivone Vieira Lima, as atividades nas turmas de
9 e 8° ano foram executadas de forma a passar vídeos relacionados com o
conteúdo globalização. O vídeo "A história das coisas" traz a
problemática do consumo exagerado de bens materiais e a correlação desse modo
de produção com a própria capacidade de resiliência do planeta terra.
A ideia principal da
atividade é trazer compreensão sobre as transformações e consequências que o
atual modo de produção trazem para o planeta terra e seus recursos dentro de
uma sociedade de economia mundializada pelo capital. Também foi dada atenção a
organização da biblioteca que segue a todo vapor e será um dos resultados da
produção do PIBID geografia UFBA na instituição Ivone Vieira Lima, são muitos livros
para organizar, contudo os bolsistas estão agindo em conjunto para viabilizar
essa ambiciosa empreitada de transformação na escola.
A sexta feira nos reunimos com a
nossa supervisora Calíncola Cardoso para tratar questões referentes ao que
apresentaríamos na expopibid na escola, que agora tem data definida: 11 de
junho, sendo que tanto a biblioteca como a produção de mapas colaborativos
farão parte da nossa produção tanto na escola como na Universidade. Após,
participamos da reunião geral no IGEO ás 14:00, junto a supervisora e outros
bolsistas.
Neste momento, representando a
escola Ivone Vieira Lima, apresentei para os presentes dentro do nosso
seminário interno com o tema "Conceitos da geografia no ensino médio e
Fundamental" um estudo de caso baseado na temática, denominado
"Pensar port Conceitos geográficos". A ideia da apresentação foi
mostrar, através do texto de mesmo nome do autor Marcos Campo Couto (2005) a
importância a necessidade de compreender os processos mentais que nos
guiam na formulação dos conceitos geográficos para o ensino nas turmas de
educação fundamental e média da rede brasileira.
Durante a apresentação foram trazidos
novamente conceitos de autores como MOREIRA (2006) e SANTOS (1996) sobre
território, paisagem, espaço, lugar e também os princípios lógicos que
trabalham como a matéria racional lógica na formulação de tais conceitos como
localização, posição, extensão, distância, escala e distribuição. Esses
conceitos foram trazidos a tona para mostrar como é importante operacionaliza-los
através das categorias para a viabilidade do ensino da geografia.
Após foram trazidas algumas ideias de
Vigotsky baseadas em como podem ser trabalhos os processos de formulação dos
conceitos na construção do conhecimento durante o processo de ensino e
aprendizagem. O autor Marcos Campos Couto correlaciona essas ideias como a sua
metodologia no ensino da geografia em sala de aula, e para isso ele relatou em
seu texto "pensar por conceitos geográficos' uma experiência que ele fez
com professores em formação para entender como os mesmos conseguem compreender
os conhecimentos adquiridos durante a sua formação.
O objetivo geral do experimento foi de evidenciar
a necessidade que o profissional da educação geográfica tem de desenvolver a
habilidade de categorizar os conceito de forma a operacionaliza-los e consequentemente
ensinar a ciência geográfica de forma satisfatória para os participantes do
processo de ensino e aprendizado em sala de aula.
Tal apresentação mostrou-se de grande importância para o subprojeto Pibid geografia, pois trata de questões diretamente relacionadas com a iniciação à docência.
Abaixo seguem as referências dos autores citados em caso de interesse de aprofundamento na pesquisa.
Referências







Nenhum comentário:
Postar um comentário