Durante essa semana, mesmo com o feriado restringindo o calendário semanal, o bolsista conseguiu realizar atividades previstas em plano semestral 2019.1, do Pibid geografia da Universidade Federal da Bahia, na escola Ivone Vieira Lima. Dando prosseguimento às atividades sobre globalização e modo de reprodução capitalista do espaço e a sua relação com o meio técnico científico informacional.
Nas turmas de 9° ano foi dada continuidade a produção de cartazes que estava sendo produzidos desde a semana anteriormente relatada, um dos grupos ficou de finalizar a atividade nesta semana. O bolsista os auxiliou na montagem do cartaz, indicando abstrações em recortes de revistas e livros pertinentes à forma a informação influencia a "pisicosfera" (SANTOS, 2006, p.171) do consumo no mundo globalizado e como a tecnologia de informação se correlaciona com a formação do espaço geográfico em um mundo de capital mundializado. O bolsista atuou e, conjunto com a sua colega Pibid geografia responsável também por atuar na turma.
Nas turmas de 8° ano, foi dado prosseguimento a atividade de desenvolvimento de produtos, para que os mesmos pudessem de fato desenvolver concepções de como se dá o modo de produção de bens no modo de reprodução capitalista do espaço. Grande parte dos grupos apresentaram resultados sobre as suas propostas, com diversas apresentações de produtos e estabelecimentos comerciais, no qual ambos utilizaram-se das categorias da geografia para produzir estratégias de produção e venda dos seus produtos.
Por exemplo, na produção de bens eles levaram em conta categorias como escala, localização, extensão, distância e correlação para assim compreenderem algumas questões, que indiretamente são intrínsecas à geografia econômica. Essa estapa foi importante no processo de construção dos objetivos estudo do meio e práticas cartográficas (adotadas pelo grupo Pibid Ivone Vieira Lima), pois, compreender o fenômeno da produção de bens sob a ótica de um mundo técnico cientifico informacional,no qual a produção de bens de consumo e serviços compreendidos em circuitos da economia, os ajudara a correlacionar a sua participação como sujeitos ativos do espaço geográfico.
Essa noção de pertencimento ao espaço contemplará o desenvolvimento de mapas colaborativos, que serão realizados pelos estudantes com as orientações dos bolsistas Pibid, para que assim, o produto estudo do meio mais práticas cartográficas seja confeccionado como resultado da atuação do subprojeto Pibid geografia da universidade Federal da bahia na escola.
Ainda durante a semana, também nos reunimos com a coordenadora Noeli Pertile, para conversar sobre a atuação do grupo Ivone Vieira Lima, o seu relacionamento com a escola, a atuação de cada bolsista com o objetivo e também a forma como planejam o Expopibid na escola.
Referências citadas para entendimento do termo utilizado:
SANTOS, M. - A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo,
Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de
São Paulo, 2006
.








Nenhum comentário:
Postar um comentário