Carlos Alberto Araújo Pereira 08/04 a 12/04 de 2019

Olá, boa tarde! 

     As atividades PIBID geografia da Universidade Federal da Bahia prosseguem a todo vapor neste mês de Abril, na escola municipal Ivone Vieira Lima, localizada no bairro de plataforma, na localidade do alto do Cabrito. Essa semana foi importante para o andamento das atividades propostas no plano, verificamos alguns progressos em relação ao semestre 2018.2 no que diz respeito a efetividade da aplicabilidade das atividades propostas.
     O bolsistas, junto à sua colega bolsista, ambos direcionados a trabalhar com as turmas de 9° e 8° anos, trabalharam com uma atividade junto ao 9° ano ligada a globalização, o processo do trabalho no mundo contemporâneo, a sua divisão, os fluxos de um mundo global e as relações entre redes, levando em consideração a realidade do meio técnico científico informacional advindo da complexificação do espaço em que o capital é mundializado.
    A atividade, metodologicamente, foi trabalhada de forma a fazer com que os estudantes buscassem, através de mídia impressa, imagens, noticias e curiosidades que pudessem ser correlacionadas a todo um conjunto de ideias e fatos ligados com o processo de mundialização do capital e a sua implicação tecnológica no espaço geográfico. A turma no 9° ano foi dividida em duas equipes, no qual cada uma ficou responsável por realizar essa pesquisa e colocar esse material em um papel de cartolina, para que assim fosse confeccionado um grande cartaz.
   O processo de construção do trabalho aconteceu como previsto, maioria dos estudantes foram capazes de identificar e correlacionar noticias, propagandas, imagens e ideias com a noção de um mundo técnico científico informacional, mundializado pelo modo de reprodução capitalista do espaço e que converge através de contradições diretamente na realidade local do alto do Cabrito, do bairro de Plataforma e dos aglomerado de bairros do subúrbio ferroviário de Salvador.
   No 8° ano, a atividade também foi ligada a globalização, contudo com uma metodologia diferente, nesse momento buscamos trabalhar a ideia de como é feita a produção de bens no atual modo de  produção e reprodução do espaço geográfico. A turma foi dividida em 5 grupos, e todos buscaram desenvolver a ideia de uma empresa, com um produto e uma lógica para a criação do mesmo, e toda a sua operacionalização e monetização. Ambas as atividades cumpriram o objetivo proposta que foi trabalhar a ideia do processo de globalização, ou, melhor referido; a mundialização do capital e como o mesmo se apresenta na realidade local.
   Na sexta feira nos reunimos no Instituto de geociências junto à coordenadora do PIBID geografia da Universidade Federal da Bahia, os bolsistas da outras escolas e também os respectivos supervisores. Infelizmente, a escola Ivone Vieira Lima não pode contar com a participação da supervisora, que justificou previamente para a coordenadora o motivo da sua inevitável ausência. Durante a reunião foi possível tratar temáticas relacionadas a uma nova formatação de seminários e como as reuniões podem ser conduzidas de forma mais proveitosa e otimizada. Além de assuntos gerais ligados ao PIbid geografia.
 
 
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualize todos os diários do Bolsista (Clique no nome)