Na primeira semana da Escola Municipal Ivone Vieira Lima,
diferente do ano de 2018, no qual estávamos inseridos em apenas uma turma, esse
ano estaremos divididos por dia, com isso estive presente em quatro turmas.
No ano de
2019, em contradição a 2018, pegamos a escola no inicio de seu ano letivo, o
que gerou um certo animo a mim, e acredito aos discentes da escola também. Pois
a euforia de se iniciar o ano, rever antigas amizades na escola foi algo que um
dia já senti como aluno colegial, e de fato sempre tive mais aberto a contatos,
a ter o interesse de conhecer pessoas novas, e acho que os alunos da escola
Ivone também estão compartilhando esse mesmo sentimento. E não atoa consegui
conversar mais com eles, me aproximar, com a conclusão que esse ano vou poder
fazer muito mais para eles.
Esse ano, o
corpo de docentes da escola formou um projeto unitário sobre diversos temas,
dentro de um tema central, que é o Carnaval, fazendo com que cada professor
possuísse um tema de trabalho e uma turma apadrinhada.
Na turma do
9° ano, a primeira turma pela manhã, a pesquisa foi sobre os blocos
afro-brasileiros de Salvador, e entre os pesquisados foram: Filhos de Gandhi;
Muzenza; Didá; Ilê Aiyê e Bacalhau. Nós bolsistas, lemos os textos, sugerimos
mudanças que melhorariam o projeto deles, uma crítica construtiva.
Na turma do
6° ano, foi visualizado o andamento do projeto carnaval. Em seguida a
professora Calíncola colocou em quadro um texto muito interessante, no qual
discutimos como é feita a medição da data do carnaval, passando por temas do
equinócio e solstício.
Na turma de
8° ano, foi feito a mesma dinâmica da turma do 6° ano, porém houve muita
dificuldade, pois, a turma dificilmente fazia silêncio. Apesar das
resistências, os grupos leram suas pesquisas e sugerimos algumas mudanças que
enriqueceriam seus trabalhos.
Na turma de
7° ano, a que encontramos maiores dificuldades para aplicarmos qualquer tipo de
dinâmica, foi a que tive maior prazer em estar. Fizemos a mesma dinâmica de
pedir para lerem seus textos sobre o projeto, importante pontuar que poucos
fizeram. A professora Calíncola escreveu sobre o texto sobre a medição da data
de carnaval, no qual abriu uma abertura para falar sobre as estações e sobre os
meridianos, trópicos e linha do equador, de certo sei que receberam bem o
conteúdo. Antes do término da aula, muitos já sabiam meu nome, e foi muito
gratificante o reconhecimento deles.






Nenhum comentário:
Postar um comentário