Matheus Santos Silva Figueiredo 04/2 a 08/2 de 2019


           Na primeira semana da Escola Municipal Ivone Vieira Lima, diferente do ano de 2018, no qual estávamos inseridos em apenas uma turma, esse ano estaremos divididos por dia, com isso estive presente em quatro turmas.
            No ano de 2019, em contradição a 2018, pegamos a escola no inicio de seu ano letivo, o que gerou um certo animo a mim, e acredito aos discentes da escola também. Pois a euforia de se iniciar o ano, rever antigas amizades na escola foi algo que um dia já senti como aluno colegial, e de fato sempre tive mais aberto a contatos, a ter o interesse de conhecer pessoas novas, e acho que os alunos da escola Ivone também estão compartilhando esse mesmo sentimento. E não atoa consegui conversar mais com eles, me aproximar, com a conclusão que esse ano vou poder fazer muito mais para eles.
            Esse ano, o corpo de docentes da escola formou um projeto unitário sobre diversos temas, dentro de um tema central, que é o Carnaval, fazendo com que cada professor possuísse um tema de trabalho e uma turma apadrinhada.
            Na turma do 9° ano, a primeira turma pela manhã, a pesquisa foi sobre os blocos afro-brasileiros de Salvador, e entre os pesquisados foram: Filhos de Gandhi; Muzenza; Didá; Ilê Aiyê e Bacalhau. Nós bolsistas, lemos os textos, sugerimos mudanças que melhorariam o projeto deles, uma crítica construtiva.
            Na turma do 6° ano, foi visualizado o andamento do projeto carnaval. Em seguida a professora Calíncola colocou em quadro um texto muito interessante, no qual discutimos como é feita a medição da data do carnaval, passando por temas do equinócio e solstício.
            Na turma de 8° ano, foi feito a mesma dinâmica da turma do 6° ano, porém houve muita dificuldade, pois, a turma dificilmente fazia silêncio. Apesar das resistências, os grupos leram suas pesquisas e sugerimos algumas mudanças que enriqueceriam seus trabalhos.
            Na turma de 7° ano, a que encontramos maiores dificuldades para aplicarmos qualquer tipo de dinâmica, foi a que tive maior prazer em estar. Fizemos a mesma dinâmica de pedir para lerem seus textos sobre o projeto, importante pontuar que poucos fizeram. A professora Calíncola escreveu sobre o texto sobre a medição da data de carnaval, no qual abriu uma abertura para falar sobre as estações e sobre os meridianos, trópicos e linha do equador, de certo sei que receberam bem o conteúdo. Antes do término da aula, muitos já sabiam meu nome, e foi muito gratificante o reconhecimento deles.

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