Carlos Alberto Araújo Pereira 19/11 a 23/11 de 2018

Olá boa noite!

   Essa semana foi bastante exitosa para as atividades do subprojeto PIBID geografia da Universidade Federal da Bahia na escola municipal Ivone Vieira Lima. Eu, junto com a supervisora, outra professora da instituição e todos os outros bolsistas Pibid que atuam na instituição conseguimos com sucesso realizar a comemoração da semana da consciência negra. Foi empolgante e emocionante  a forma como os estudantes se comprometeram e demonstraram conhecimento sobre a cultura negra.
  Pessoalmente fiquei muito feliz e me senti realizado ao participar do evento, colaborando na organização do mesmo, que foi conduzido pela nossa supervisora e também pela professora de teatro da escola Ivone Vieira Lima. A equipe do Pibid criou cartazes, trouxe photos de personalidades negras e também pensou junto com a supervisora em como executar o evento de maneira que integrasse os estudante da escola de uma forma mais horizontalizada.
  Durante o evento foram realizadas competições de poesia, música, expressão e dança, todos ligados à temas relacionados com a cultura negra nacional, baiana e também local do bairro de plataforma, no qual os estudantes da escola se envolveram plenamente e desenvolveram os objetivos da proposta; integração e reconhecimento da suas identidades afro descendentes e a relação da cultura africana com a produção do espaço de Plataforma e também valorização da cultura local através da música e da dança.
  As atividades relacionadas à consciência negra ajudaram a cumprir metas ligadas ao estudo do meio, proposto no plano do supervisor e também delineado especificamente no plano do bolsista. Essa atividade me permitiu ter uma maior compreensão de como os estudantes da Ivone Vieira Lima se reconhecem enquanto moradores de Salvador, pertencentes à cultura negra baiana, soteropolitana e também de plataforma. Enxergar esse ponto intermediário entre o que é local e o que é nacional em relação ao sentimento de valorização étnica foi essencial para a minha analise da escola como um espaço de interseccionalidade entre os sujeitos e a sociedade.
 Ocorreu também nessa semana a reunião geral do subprojeto PIBID geografia, no qual bolsistas estudantes, bolsistas supervisores e a coordenadora se reuniram para tratar das temáticas gerais do grupo e também promover o debate sobre temas que se relacionam diretamente com a educação brasileira em sala de aula, que é o tema; escola sem partido, no qual foi realizada uma análise do projeto e um debate buscando equilíbrio e levantamento de prols e contras em busca da elucidação do tema.





Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualize todos os diários do Bolsista (Clique no nome)